SÁBADO
 Sábado, no Hebraico (Shabbát) esta palavra significa descanso ou feriado. Foi e é um dia instituído pelo próprio Deus desde o principio, para o repouso do homem. “O senhor criou os céus e terra e tudo que neles há e no sétimo dia descansou de toda sua obra que criara e fizera”. (Gn 2:1-3; Ex 20:8-11) E a palavra de Deus nos orienta que: Devemos ser seus imitadores como filhos amados. (Ef 5:1)    
 Isso mostra que para ser um imitador de Deus é necessário a observância do sétimo dia, o quarto mandamento dos dez da lei de Deus. (Ex 20:8-11)
 Deve ser observado de pôr a pôr-do-sol. 24 Horas. (Lv 23:32)
 Devemos entender que o domingo é o 1º dia da semana e 1º dia de trabalho. “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra. (Ex 20:11)
 O Senhor criou o dia de Sábado e ordenou que o repousássemos, e descansou de toda sua obra. (Gn 2:2,3; Ex 20:8-11)
                                                              
LEIS DE DEUS OS DEZ MANDAMENTOS
 Os dez mandamentos foram escritos pelo próprio dedo do Eterno Deus. (Ex 31:18) E é o quarto mandamento dos 10 (Ex 20:8-11) E foi criado para ser observado para sempre. (Ec 3:14) Porque tudo que é feito por ele durará eternamente. Foram escritas em tabuas de pedras. (Ex 31:18) E para protegê-la mandou que construíssem uma arca de madeira de acácia, madeira de primeira e de mais alta qualidade, e também que a cobrissem de ouro puro por dentro e por fora. (Ex 25 10-16; 37:1-5) E mandou colocar dentro da arca, as duas tabuas de pedra escritas pelo dedo de Deus, os dez mandamentos, também chamada de testemunho. (Ex 25:16; Dt 10:1-5; II Cr 5:10)  
 Comparando a madeira acácia, ouro puro e tabuas de pedras e tão bem protegida entendemos que realmente é uma lei para durar para sempre. (Ap 11:19)
 
LEIS DE ORDENANÇAS (CERIMONIAIS)
Já as leis de ordenanças conhecidas como leis cerimoniais, foram ditadas por Deus, mas escritas por mão de homem, Moises. Escritas em livros. (Dt 31:24-27) E foi colocada ao lado da arca não dentro dela. (Dt 31:26) Porque era uma lei provisória, que serviu de aio (guia) para conduzir o povo a Cristo. (Gl 3:24) Servia para punir os transgressores da lei moral, lei escritas pelo dedo de Deus. (Ex 31:18) E ela durou a até a morte de Jesus, através de sua morte aboliu as leis cerimoniais. (Ef 2:15; Cl 2:14)
                                                                                                           
SÁBADO SINAL DE DEUS 
“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Ex 31:13-18)
 
“Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.” (Dt 6: 8)
  “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.” (Dt 11:18) 
 Nas mãos significa: As obras que praticamos, nos frontais: A mente. Siguinifica que devemos estar atento continuamente quanto aos mandamentos do Senhor, para não transgredirmos e assim perder o sinal de Deus.
 
“E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” (Ez 20 : 12)
 
“E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.” (Ez 20 : 20)
 
Como vimos nos versículos anteriores, os que guardam o Sábado tem o sinal de Deus, os que nunca observaram ou seja que transgridem, tem o tão temível sinal da besta
 
DOMINGO UM DOS SINAIS DA BESTA
Veja estudo completo Sinal da besta     
                                                               
Primeiramente vamos entender o que é a besta em um breve comentário
A besta representa os quatro impérios mundiais citado por Daniel, capítulo 2 e capítulo 7
Em Daniel capitulo 2 o sonho que teve Nabucodonosor da grande estatua que Daniel interprete a ele como os quatro grandes reinos mundiais.
 E no capitulo 7 temos a visão dos quatros animais, que também representa os quatro reinos mundiais a saber:
Cabeça de ouro = leão alado – Nabucodonosor
Peito e braços de prata = Urso – Medos e Peras Ciro e Dário
Ventre e coxas = Leopardo alado – Alexandre o grande e os quatro generais
 Pés e os dedos = Animal terrível e espantoso – Império Romano e sua divisão
O Império Romano que reinou entre 168 a.C até 476 d.C uniu-se ao cristianismo (católica); através do imperador Constantino que introduziu os costumes do paganismo.
 
E que semelhanças apresentava a besta de Apocalipse 13:1,2 em relação aos quatro animais vistos por Daniel?
(1) A besta em Ap. 13:1, subiu do mar (nações):-Daniel 7:3, os 4 animais subiram do mar;
(2) A besta em Ap 13:1, tinha sete cabeça -Daniel 7:3-7, os 4 animais Juntos totalizavam sete cabeças (calcule).
(3) A besta em Ap. 13:1, tinha dez chifre; – Daniel 7:7, o quarto tinha dez pontas;
(4) A besta em Ap 13:2, seu corpo era como o de um leopardo: – Daniel 7:6, o terceiro era como um leopardo;
(5) A besta em Ap. 13:2, seus pés como os do urso; – Daniel 7:5, o segundo era como um urso;
(6) A besta em Ap 13:2, tinha boca como a de leão; – Daniel 7:4, O primeiro animal era
 Como um leão. (7) A besta em Ap 13:5, 6, blasfemava: falava arrogantemente:                                 – Daniel 7:16, 20, a ponta pequena falava grandiosamente;
(8) A besta em Ap 13:7, recebeu poder para perseguir os santos: – a ponta pequena que saiu do quarto animal em Daniel 7:21,25, fazia guerra e vencia aos santos;
(9) A besta de Ap 13:5, 7, perseguiu os santos por 42 meses: – a ponta pequena que saiu do quarto animal em Daniel 7:21, 25, combateu os santos por 3,5 tempos. Um deles é: Mudaram o dia de guarda ordenado pelo Senhor o Sábado. (Ex 20:8-11)
 Morada no céu, Trinitarismo, imortalidade da alma, natal 25 de dezembro, hierarquia no ministério, governo centralizado e etc..
Pelo mandamento do homem domingo isso se deu em 07 de março do ano 325 no concilio de Nicéia.
 
Automaticamente quem não tem o sinal de Deus, tem o outro sinal o da besta (Ap 13:1-18)
                    
“E foi-lhes dito que não fizessem dano a erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.” (Ap 9: 4)
 
O SÁBADO E SEU OBJETIVO
O Sábado foi criado para que todos os homens tenham um dia de descanso. “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Mc 2: 27) Todos sem exceção que não tem o sinal de Deus (Sábado), não tem um dia de descanso, principalmente as mulheres que cuida dos afazeres domésticos. Então concluímos que o Sábado foi feito por causa do homem, para os servos de Deus tenha um dia de descanso.
 
JESUS NÃO VEIO ABOLIR AS LEIS DE DEUS
Disse JESUS: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abirogar, mas cumprir”. (Mt 5:17)
Como vimos Jesus não veio para abolir as leis dos 10 mandamentos, veio para salvar a humanidade dar vida eterna, através de sua morte e rasgar o véu que nos separava de Deus, através da guarda dos mandamentos. “E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.” (Jo 12: 50)
 
  Jesus aboliu sim na sua morte, as leis que era contra nós, somente as leis cerimoniais. “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. (Cl 2:14) Não as leis de Deus. Jesus estava sob a lei, se estivesse transgredido um dos mandamentos não teria vencido o inimigo e estaríamos perdidos.
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei”. (Rm 3:31)
 
É MANDAMENTO GUARDAR O SÁBADO NA NOVA ALIANÇA
Jesus e seus discípulos obedeciam aos mandamentos de Deus, inclusive o quarto mandamento, neste dia eles ensinava a palavra.
 
“Entraram em Cafarnaum e, logo no Sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.” (Mc 1 : 21)
 
“E, chegando o Sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?” (Mc 6 : 2)
 
“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” (Lc 4 : 16)
 
“E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos Sábados.” (Lc 4 : 31)
 
“E aconteceu também noutro Sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.” (Lc 6: 6)
 
“E ensinava no Sábado, numa das sinagogas.” (Lc 13:10)
 
“ACONTECEU num Sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.” (Lc 14: 1)
 
Mesmo após a morte de Jesus.
 
 “E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e noSábado repousaram, conforme o mandamento.” (Lc 23 : 54-56)
 
“E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de Sábado, assentaram-se;” (At 13 : 14)
 
“Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os Sábados.” (At 13 : 27)
 
“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. E no Sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus”. (At 13 :42- 44)
 
“Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada Sábado é lido nas sinagogas.” (At 15 : 21)
 
“E no dia de sábado saímos portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” (At 16 : 13)
 
“E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três Sábados disputou com eles sobre as Escrituras,” (At 17: 2)
 
“E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
E, achando certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” (At 18: 1- 4)
 
“Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência”. (Hb.4:4-11)
Assim como os demais dos dez mandamentos foi criado pelo próprio Deus. (Ex 31:18) E mesmo no reino milenar será observado “E será que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.” (Is 66 : 23)
 
 Nesse dia descansou Deus de toda sua obra que criara e fizera. (Gn 2:1-3); e a palavra nos orienta a ser seu imitador. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”; (Ef 5:1) Tem como ser imitador de Deus não guardando o sábado? Não, “Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto torna-se culpado de todos”. (Tg 2:10; I João 2 : 7)
 
DEVE SER OBSERVADO RIGOROSAMENTE                     
“… não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras… porque a boca do SENHOR o disse.” (Is.58:13,14) O sábado tem que ser guardado rigorosamente. No sexto dia, devemos antes do por do sol estar preparados para receber o santo sábado.
 
OS ERROS MAIS FREQUENTES 
São erros considerados pelos transgressores simples, mas que leva a pessoa a transgredir as leis de Deus e até perder a salvação; e de maneira nenhuma podemos praticar no santo dia do Senhor o Sábado são:. 
 Fazer café e chá, fritar ovos, cozinhar, (Ex 16:23,24) Colher frutas etc., (Ex 16:26) Passar roupas, lavar louças, limpar casas, fazer compras, viajar a negócios ou a passeio. (Ex 20:8-11; Is 56:13,14) Transportar mercadorias mesmo que seja para vender após o Sábado. (Ne 10:31; 13:15-22) Freqüentar escolas e cursos; Enem, vestibulares e outros cursos, deixar de ir a Igreja no dia de Sábado (faltar a escolas bíblico-cultos), (Hb 10:25) Assistir televisão no sábado, deixar com que visitantes e familiares trabalhem dentro de tuas portas e com teus pertences. (Nm 15:15; Dt.5:14) Conversar assuntos cotidianos. (Is 58:13,14) etc.
                                
Como eram punidos os transgressores do sábado no passado?
 No AT, a pessoa que profanava o sábado, era morta de imediato. (Ex 31:14), eles eram levados fora do arraial os que transgrediam. (Nm 15:32-35) Hoje também não é diferente, com certeza morrerá, se não arrepender-se de suas transgressões, hoje temos a graça, a chance do arrependimento; para não passarmos pela segunda morte no juízo final. (Ap 20:6,11-15)
Portanto lembra-te do dia de Sábado para santificar.
“8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificoU”. (Ex 20:8-11)

Leia mais: https://igrejadedeusprimitiva.webnode.com.br/estudos/sabado-o-dia-do-senhor/